Pesquisar

‘Causos da transformação digital’ | episódio 4: O digital no setor de óleo e gás

Óleo, gás, TI, indústria, podcast

O nome desse episódio também poderia ser: “Dando um digital no gás e no óleo”. Essas tradicionais fontes de energia seguem sendo importantes para fazer o mundo andar, mas, para isso, não podem mais abrir mão da TI nem do digital

Neste penúltimo episódio da série “Causos da transformação digital”, a gerente de desenvolvimento de negócios em transformação digital, Gisele Braga, compartilha o conhecimento que desenvolveu a partir de experiências de implementação de projetos de digitalização em operações do segmento de óleo e gás.

Tradicionalíssima, a indústria de óleo e gás — sem dúvida uma das mais importantes para o funcionamento de todas as demais atividades produtivas — se deu conta de que o digital é o combustível do seu próprio desenvolvimento e, por isso, sua transformação é inevitável e sumamente necessária. 

A tarefa não é nada fácil, ainda mais quando se considera o fato de parte considerável das plataformas de extração de gás e óleo do País estarem localizadas no meio do mar.

“Existe uma infinidade de normas, ainda mais num modelo de extração offshore. A limitação de pessoas que podem permanecer numa plataforma é uma delas: o trânsito de profissionais, assim, é restrito. Por meio da conectividade, a necessidade de entrada de pessoas na plataforma diminui e, assim, tem-se um ganho inegável de eficiência e redução de custos”, diz Gisele. 

Quer saber mais? Clique aqui e escute o podcast!

Leia (e ouça) também:

Causos da transformação digital | Episódio 3: O Mapa da Mina

Causos da transformação digital | episódio 2: Transformação Digital na Veia

“Causos da transformação digital”, um podcast feito por quem e para quem vive essa transformação na pele