Ebook exclusivo: transformação digital nas áreas de negócio

transformação digital

Saiba como digitalização impacta os departamentos – da própria TI a recursos humanos e logística, e as novas atribuições do CIO

“Antes vista como atividade secundária e operacional, a TI, com a transformação digital, passou a ferramenta fundamental para as organizações remodelarem e repensarem seus processos e modelos de negócio, como mostra pesquisa feita pela CompTIA com mais de 300 empresas, como mostra pesquisa feita pela CompTIA com mais de 300 empresas. Segundo o estudo, 36% delas acreditam que a área desempenha papel crítico na estratégia do negócio, 43% dizem que facilita os processos, 39% a utilizam para impulsionar resultados e 34% estão redefinindo seus negócios graças à tecnologia.

“Existe um senso de urgência nas áreas de negócios sobre a necessidade da digitalização para a competitividade”, afirma Reinaldo Roveri, consultor de inteligência de mercado e estratégia de negócios. Segundo ele, essa mudança está relacionada ao conceito de transformação digital, que impacta empresas de todos os setores e portes e torna a TI um pilar crucial na diferenciação, na adaptação às mudanças e na inovação das companhias. “O diferencial competitivo da área deixa de ser ‘como adquirir’ tecnologia para ‘como usá-la’ a favor dos negócios”, diz Roveri. Nesse contexto, ele ressalta o trabalho colaborativo: “TI e áreas de negócios passam a buscar metodologias como design thinking para tornar o trabalho mais ágil e para, juntas, desenharem novos processos de negócios”.

Dessa forma, o CIO deixará, de vez, o papel de tocar o departamento responsável apenas pelo suporte, para assim focar na transformação digital, se aproximando de todos os líderes da companhia. “É ele quem vai mapear tudo o que cada área está utilizando em termos de tecnologia, sugerindo melhores e mais confiáveis formas de ganhar agilidade, ou de controlar melhor algum projeto”, diz Renato Carneiro, presidente da 2S.

Baixe o ebook Transformação digital de ponta a ponta: o impacto nas áreas de negócios da empresa e conheça a aplicação do conceito de digitalização em cada uma delas:

– TD em logística;

– TD em recursos humanos e comunicação;

– TD em segurança da informação;

– TD em marketing e vendas;

– TD em fábricas/produção

Imagem: Depositphotos