Investimento em data center deve chegar a US$ 11 bilhões em 2017

Para acompanhar a transformação digital, com adoção de tecnologia como IoT, cloud computing e big data, empresas precisam investir em uma infraestrutura de armazenamento mais robusta

Onze bilhões de dólares. Esse é o valor que deve ser movimentado em 2017 no mercado brasileiro de data center, segundo pesquisa global feita pela DatacenterDynamics, da consultoria DCD Group. Segundo o estudo, o investimento é resultado da transformação digital, movimento que atinge empresas de todo o mundo e demanda tecnologias como Internet das Coisas (ioT), big data e cloud computing.

Para conseguir processar o maior volume de dados gerados até 2040, mantendo o uso da infraestrutura atual, seria necessário consumir toda a energia gerada no mundo. Somente o Brasil, de acordo com o estudo, concentra 45% de todos os centros de armazenamento de dados existentes na América Latina, onde o consumo de energia deve atingir 1.490 megawatts. Diante disso, a expectativa é de que o desenvolvimento futuro em data centers esteja relacionado ao consumo de calor e de energia.

Veja, a seguir, as principais apostas das empresas:

– 40% estão trabalhando em projetos de transformação de data center;

– 41% estudam novos fornecedores;

– 73% têm até 25% do seu datacenter terceirizado;

– 13% trabalham na construção de novos datacenters;

– 22% das empresas investem em projetos de cloud híbrida;

– 18% querem adquirir novas soluções e serviços.

Saiba mais:

Os desafios do parque de TI: Faça o download gratuito do e-book

Você tem controle de quê?