Mineração & Metalurgia

Assista ao video

São muitos os desafios a que estão expostas as empresas de metalurgia e mineração - desaquecimento da economia, pressão por atividades mais sustentáveis e conciliação de diferentes interesses (governo, comunidades, agências reguladoras) são alguns deles. A transformação digital endereça grande parte dessas problemáticas, trazendo excelência operacional e ganhos de produtividade, além de contribuir para a criação de alternativas.

Problema

O setor de metalurgia e mineração enfrenta um dos períodos mais difíceis nos últimos 20 anos, em função da queda dos preços e da diminuição das margens de lucro. Isso porque, sendo o Brasil um grande exportador de commodities, produtos com valor definido pelo mercado internacional, há queda de demanda em períodos de recessão e os preços ficam ainda mais reduzidos.

Além disso, a preocupação em torno do impacto ambiental gerado pelas atividades de metalurgia e mineração é uma constante. Ao mesmo tempo em que a chamada quarta revolução industrial impulsiona o desenvolvimento e a inovação em diversos setores produtivos, o movimento de promoção à sustentabilidade e à criação de novas tecnologias torna-se urgente.

A mudança no mix energético global também pressiona as companhias do setor a diversificar a atuação.

No primeiro trimestre de 2017, a indústria brasileira apresentou tímido crescimento de 0,9%, segundo o IBGE. Porém, as estimativas de aumento de produção e venda pelos mercados automotivo, de construção civil e linha branca, por exemplo, criam expectativas de aquecimento para o setor. É o que mostra a edição de junho da revista ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração).

Soluções

As soluções tecnológicas da 2S para a vertical de metalurgia e mineração foram pensadas a partir do entendimento dos principais pilares e desafios de negócio do setor, de forma a usar a tecnologia e a transformação digital como meio para a retomada do crescimento.

Logística Interna
Inteligente

Ambiente
Seguro

Rastreamento
de Ativos

Back
Office

Há empresas do setor que recebem, diariamente, mais de 200 caminhões de terceiros em suas plantas, sem ter qualquer controle da movimentação desses veículos. Outras possuem um vasto parque de máquinas e equipamentos, mas que não estão corretamente dimensionados.

Para dar mais inteligência e controle à logística interna, a 2S utiliza a solução AXIS, propondo a otimização do tempo e total controle da circulação de veículos; a readequação de frota e a redução de custos com combustível e desgaste de pneus; o controle fim a fim da extração dos minérios; e melhorias de diversos processos.

Por meio da funcionalidade de despacho, por exemplo, é possível fazer toda a gestão dos veículos, reduzir as filas e tornar o transporte interno mais ágil e eficiente. Nos processos de extração, a solução permite identificar e controlar o volume extraído X volume carregado X volume descarregado, reduzindo perdas e gerando informações em tempo real para a produção.

Ainda entre as melhorias de processo, figuram a definição de rotinas, a otimização de ciclos, o gerenciamento de status, a geração de relatórios e KPIs em tempo real e a integração de processos de sistemas.

Dentro de uma área restrita, com altas temperaturas, por exemplo, é primordial mapear a localização dos colaboradores, o seu perfil e tempo de permanência em áreas perigosas, além de verificar se está portando todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) exigidos.

Com a solução que batizamos de “Workplace Safety”, buscamos minimizar os riscos e acidentes de trabalho, a partir da total visibilidade das operações, máquinas e pessoas, evitando o choque entre elas.

A solução permite a liberação de catraca em tempo real, o bloqueio do acesso a pessoas que não estão portando os EPIs necessários, a setorização dos locais de trabalho e, ainda, a emissão de alertas (visuais e sonoros) mediante a aproximação entre veículos e pessoas.

O controle de estoque e a movimentação do produto final, principalmente os de maior valor agregado, são preocupações, em especial, das empresas de metalurgia.

Por isso, a 2S utiliza a tecnologia de RFID, identificação por radiofrequência, para a localização de equipamentos e ferramentas que circulam dentro da planta, durante todo o percurso até seu destino final.

Os benefícios incluem, ainda, redução no tempo de inventário e maior agilidade na identificação e coleta dos produtos (picking).

Além das soluções de negócio, a 2S olha para dentro da casa do cliente, a fim de compor projetos para otimização dos recursos internos, eficiência de processos e qualidade da tomada de decisão. As soluções incluem:

Engajamento de times, a partir da criação de ambientes de trabalho colaborativos e flexíveis, treinamentos on demand e comunicação estreita entre gestores e times; eficiência dos processos de recrutamento e seleção; e mais segurança em ambientes restritos.

Domínio do ambiente, com soluções que otimizam processos, a utilização dos recursos e a disponibilidade de rede; permitem a visão, em tempo real, da variação de produtos e processos, o planejamento end-to-end e a colaboração entre áreas; entre outras funções.

Ambientes mais seguros, por meio de soluções de segurança que bloqueiam invasões e vazamento de informações; monitoram e gerenciam as ameaças, reduzindo custos e esforços; e garantem segurança à inovação, aos processos e às estratégias da empresa.

Ganhos

  • Criação de empresas digitais, que tomam melhores decisões e se diferenciam dos concorrentes, a partir de informações em tempo real;
  • Maior previsibilidade ao negócio, a partir da geração de informações, em tempo real, de todos os processos produtivos, do plantio à extração da matéria-prima e fabricação do produto final;
  • Otimização do tempo e da utilização dos veículos, próprios e de terceiros, que transitam na planta, contribuindo para a criação de ambientes seguros, a redução de acidentes de trabalho e a melhor gestão da frota;
  • Mobilidade e dinamismo, promovendo interação entre áreas e plantas;
  • Redução de turnover e de custos com viagens, recrutamento e treinamento, além de maior transparência na comunicação com o time;
  • Aumento do desempenho das equipes, a partir da realização de treinamentos sob demanda para cada perfil de colaborador;
  • Proteção a ativos e à propriedade intelectual da empresa, com visibilidade da rede e controle de acessos, contribuindo, assim, para a continuidade do negócio e a construção de uma boa reputação interna e externa.

Cadastre-se para ficar atualizado com a 2S