Transformação digital: 5 TEDs imperdíveis sobre inovação

inovação

O futuro dos robôs, as cidades inteligentes e a importância da colaboração no mercado de trabalho são alguns dos temas das palestras

A transformação digital tem sido pauta da maioria das empresas, independentemente do porte e setor. A IDC estima que, até o final deste ano, pelo menos 40% das companhias terão uma equipe dedicada ao digital para acelerar as iniciativas dessa natureza. E, até o final de 2019, os gastos mundiais com tecnologias como IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e cloud computing chegarão a U$S 1,7 trilhão. Para ajudá-lo nessa jornada, selecionamos cinco TEDs sobre inovação. As apresentações têm em torno de 20 minutos e a maioria conta com legendas e transcrições em vários idiomas.

1. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Everyday cybercrime – and what you can do about it

James Lyne, especialista em cibersegurança, reforça que não é apenas a NSA, agência de segurança nacional dos Estados Unidos, que observa todos os seus passos (ou cliques) pela web. Em um mundo conectado, as ameaças à privacidade se tornaram um problema global. Lyne explica as diversas possibilidades usadas pelo cibercrime para espionar e roubar os dados dos internautas. Algumas delas, inclusive, são tão simples quanto compartilhar uma foto.

2. ROBÓTICA

The new bionics that let us run, climb and dance

Há 30 anos, Hugh Herr, designer em biônica, perdeu as duas pernas enquanto escalava. Agora, chefe do grupo de Biomecatrônica do MIT Media Lab, tem como meta desenvolver próteses mais tecnológicas – o que o levou a criar a próxima geração de membros biônicos, próteses robóticas inspiradas nos designs da natureza.

3. INTERNET DAS COISAS

Internet of Things – Beyond Our Current Imagination

Como a Internet das Coisas pode melhorar sociedades e economias de qualquer parte do mundo é o tema central da palestra. Ashkan Fardost, cientista e especialista em tendências de tecnologia, fala sobre a evolução de IoT e o que podemos esperar para os próximos anos.

4. COLABORAÇÃO

A new kind of job market

O modelo tradicional de jornada de trabalho passa por mudanças. Muitas empresas oferecem horários flexíveis e home office. Mas como adotar esses modelos sem prejudicar o contato entre os empregadores e colaboradores? Nesta palestra, Wingham Rowan, diretor do projeto Beyond Jobs da Grã-Bretanha, voltado ao trabalho flexível, fala sobre a tecnologia que está desenvolvendo junto a sua equipe para que a contratação de trabalhadores por períodos seja possível.

5. REALIDADE VIRTUAL

How virtual reality can create the ultimate empathy machine

“Realidade virtual não é um periférico de jogos de vídeo; ela pode conectar os seres humanos a outros seres humanos de uma maneira profunda, que eu nunca tinha visto antes em qualquer outra forma de mídia. É uma máquina, mas através desta máquina tornamo-nos mais compassivos, mais compreensivos, mais conectados e mais humanos”, diz Chris Milk nesta palestra. Milk trabalhou com as Nações Unidas para fazer filmes que exploram o conceito, como Clouds Over Sidra, que dá uma visão em primeira pessoa da vida de um refugiado sírio que vive na Jordânia, com recursos de RV.

Imagem: Depositphotos