Trilha de aprendizagem: a retomada dos negócios pós-pandemia

Plano de ação de 30 dias, com webinars semanais, trouxe insights e ideias práticas de como colocar a TI – e a transformação digital – a serviço da continuidade das operações


Se o momento é de transformação, ela certamente passa pela digital. A tecnologia provou-se como habilitadora da continuidade dos negócios e, daqui para frente, no mundo pós-pandemia, deverá se consolidar como pilar do crescimento das empresas.

Pensando nisso, a 2S realizou, ao longo de maio e começo de junho, o plano “30 dias para garantir a continuidade do seu negócio”, uma série de quatro webinars com a participação de especialistas da empresa e convidados externos. Entre eles, o CIO da Randon, Carlos Roberto Nascimento, a CIO da PUC Campinas, Margareth Camargo.

As conversas foram divididas em dois trackings principais – “Infraestrutura à prova de crise” e “Transformação digital já” -, ambos conectados ao desafio de pensar a retomada dos negócios, após a emergência. As transmissões foram tão enriquecedoras que, abaixo, compilamos os conteúdos em uma trilha de aprendizagem, para que você possa ver (ou rever) todos os episódios!


“Pós-home office em 3 pilares: conectividade, colaboração e segurança”

No dia 7 de maio, a série estreou abordando a migração para o trabalho remoto e os desafios do novo modelo. Porém, as entrevistas foram além da emergência provocada pela pandemia e o isolamento social.

Na sessão, especialistas da 2S abordaram três pilares essenciais para uma infraestrutura e uma estratégia sólidas, capazes de habilitar o home office para valer: Carlos Carrilho, expert em cybersecurity, falou sobre os riscos que as empresas não podem correr, em uma visão mais madura sobre tecnologias de segurança; o especialista em colaboração Thiago Monteiro falou do melhor aproveitamento das ferramentas de interação e produtividade de equipes; e o especialista em conectividade Marco Bartulihe explicou como obter qualidade de conexão e gestão de ambiente descentralizado.

Assista o replay aqui.


“Laboratório de transformação digital: a aplicação de soluções para problemas de negócios”

O segundo webinar da série, transmitido em 14 de maio, abordou ideias práticas de como colocar a transformação digital a serviço da continuidade dos negócios. Isso inclui soluções que respondem às necessidades mais urgentes das empresas durante a pandemia, mas também que podem mantidas depois dela. Fizeram parte da conversa o presidente da 2S, Renato Carneiro, e a BDM Digital Transformation, Gisele Braga.

Nessa conversa, Gisele e Carneiro explicam, ainda como as barreiras culturais podem frear ou acelerar os projetos de transformação digital, e comentam casos reais (de sucesso) de implementação de tecnologias digitais.

Assista à gravação da transmissão neste link.


“Serviços gerenciados – a TI precisa continuar”

Se os gestores e as equipes de TI precisam focar no core business da empresa, os serviços gerenciados estão aí, então, para contribuir com essa mudança de rotina. Esse foi o assunto do terceiro webinar da série, transmitido no dia 21 de maio e que teve como convidado externo o gerente de serviços da Cisco, Luciano Correa, além do gerente de customer experience e serviços da 2S, Bruno Dainese.

Nesse bate-bola, os especialistas falam sobre as vantagens dos serviços gerenciados, a conexão entre grau de maturidade de TI e a contratação desses serviços, e como essa modalidade está alinhada com as demandas da empresa em relação à área de TI.

Veja o replay aqui.


“Na visão do CIO: transformação digital no pós-pandemia”

A série de transmissões terminou com chave de outro. O CIO da Randon, Carlos Roberto Nascimento, e a CIO da PUC Campinas, Margareth Camargo, abriram os bastidores dessa fase de superação e realização, promovendo uma conversa leve e enriquecedora ao lado do presidente da 2S, Renato Carneiro.

Entre as perguntas respondidas pelos convidados, estão: A transformação digital passou a ser vista de outra maneira pelas empresas em que atuam? De que forma TI e negócio se mobilizaram (e se uniram) para conduzir a organização na continuidade das operações? E quais realizações, no caminho da transformação digital, devem se manter no pós-pandemia?

Assista novamente ao webinar aqui.


Veja outras trilhas:

Trilha de aprendizagem: o futuro da IoT

Trilha de aprendizagem: a inovação que move o setor de utilities