Trilha de aprendizagem: a transformação digital no varejo

Tecnologia muda forma de vender e atender o consumidor final, exigindo investimentos que tenham como foco melhorar a experiência e aumentar a eficiência operacional dos varejistas

O varejo é um dos setores mais impactados pela transformação digital, principalmente pelas mudanças profundas nas preferências do consumidor. A tecnologia mudou a forma de comprar e, consequentemente, de vender, especialmente ao ampliar o leque de canais de compra e de comparação de lojistas – o que também significa mais concorrência.

Atire a primeira pedra quem nunca pesquisou o valor de um item online antes de efetivar uma compra física. O grande desafio aqui é não só chamar a atenção, mas oferecer uma experiência de compra positiva para esse consumidor moderno, mais informado que nunca e que está, muitas vezes, disposto a pagar mais para ser bem atendido. Nesse contexto, receber a oferta correta pode ser mais importante do que ganhar pelo menor preço.

Resultados como esse exigem infraestrutura de TI e tecnologia para entender de forma profunda o cliente, que deve estar no centro de qualquer estratégia de transformação. Dados coletados a partir das interações – online ou presenciais – auxiliam a tomada de decisões corporativas e, ainda, a reconhecer tendências e preferências em níveis cada vez mais individualizados. A partir daí surgem novos processos e ambientes – sejam eles físicos ou digitais. O processo de transformação digital do varejo é o tema desta trilha de aprendizagem:

Transformação digital: 3 frentes de atuação no varejo

O desafio dos varejistas não é só estratégico, mas também de infraestrutura. O texto enumera três frentes de atuação que podem ajudar empresas varejistas a ganharem mais eficiência e aumentarem receitas: experiência do consumidor, eficiência de processos e segurança da informação. Conheça os detalhes de cada uma aqui.

Infraestrutura de TI no varejo: de patinho feio a investimento estratégico

Garantir uma experiência verdadeiramente digital e omnichannel para os clientes exige capacidade de operação em múltiplos canais, permitir vários meios de pagamento e integrar ambientes físicos e digitais. Nada disso é possível sem uma boa infraestrutura de TI, ressalta Gisele Braga, gerente de transformação digital da 2S. Leia mais aqui.

3 mudanças que os varejistas precisam fazer para sobreviver

Nick Harrison e Deborah O’Neill, sócios da consultoria americana Oliver Wyman, destacam em artigo da Harvard Business Review as três mudanças fundamentais (e culturais) para que os varejistas não sejam engolidos pela concorrência de grandes players, como a Amazon e o Alibaba. Saiba quais são elas clicando aqui (em inglês).

E-book: transformação digital e o varejo conectado

São várias as tecnologias capazes de impulsionar a transformação digital do varejo. No caso das lojas físicas, a Internet das Coisas (IoT) é capaz de tanto aprimorar a experiência do consumidor como de o fidelizar. Este ebook, produzido pela 2S, ajuda a desvendar os possíveis usos da tecnologia. Baixe gratuitamente aqui.

Report: Consumer Trends for 2020

Este estudo feito pela especialista em inteligência de mercado Brandwatch com 8 mil pessoas de nove mercados mundiais busca entender que tecnologias os consumidores acham que mudarão o mundo em 2020. Também investiga o que as pessoas mais gostam e odeiam na atuação de algumas indústrias. Faça o download gratuitamente aqui.

Veja outras trilhas:

Trilha de aprendizagem: as transformações da indústria 4.0

Trilha de aprendizagem: segurança da informação na era da transformação digital

Trilha de aprendizagem: infraestrutura de TI e o trabalho do futuro