Trilha de aprendizagem: as transformações da indústria 4.0

Quarta Revolução Industrial se vale de tecnologias digitais para ampliar visibilidade e aumentar a produtividade, mas também exige cuidados

Indústria 4.0 é o conceito que surge quando a transformação digital chega ao setor fabril. Engloba inovações tecnológicas em automação, controle e tecnologia da informação, incluindo robótica, impressão 3D, inteligência artificial, big data e internet das coisas (IoT), entre outros. Mas não se trata apenas de adquirir equipamentos, sensores e software: é preciso conectar a planta para perceber os impactos na produção.

Os bilhões de dólares que serão investidos por indústrias dos mais diversos ramos nos próximos anos deverão, portanto, contemplar infraestruturas de TI planejadas para atender os requisitos das fábricas, bastante distintos daqueles observados no mundo corporativo ou em nossas casas. Afinal, são protocolos e aplicações que dependem de tempos de resposta adequados, sob risco de afetar a produção e causar prejuízos.

Há ainda a questão da segurança: garantir que essa infraestrutura de conectividade seja inviolável é uma tarefa complexa, mas necessária, ao mesmo tempo em que os gestores precisam ter visibilidade de todo o processo produtivo onde quer que estejam. “Quando o negócio tem visibilidade de toda essa cadeia em tempo real, ganha valor”, diz Gisele Braga, gerente de transformação digital da 2S.

Ampliar a compreensão sobre as transformações da indústria 4.0 e o futuro do setor são as propostas desta trilha de aprendizagem.

Indústria 4.0: onde inteligência e conectividade andam de mãos dadas

Os atributos técnicos de uma rede pensada para conectar uma planta fabril são bastante particulares, obedecendo protocolos de conectividade e segurança distintos. Entenda porque a infraestrutura de TI faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma iniciativa 4.0 na indústria aqui.

Case: 2S viabiliza primeira indústria 4.0 da Electrolux na América Latina

Carlos Vicari e Jorge Watanabe, da Electrolux, explicam como o projeto de conectividade das linhas de produção em São Carlos (SP) chamou a atenção até mesmo da matriz global da empresa. Leia mais sobre ganhos como a possibilidade de acessar dados em tempo real e tomar decisões mais precisas aqui.

Como as revoluções industriais passadas criaram uma visão otimista da indústria 4.0

Ryan Chan, CEO da UpKeep Maintenance Management, reflete a respeito das lições dadas pelas revoluções industriais passadas. Para o especialista, temores de desemprego massivo criando uma legião de inúteis podem ser exagerados. Saiba mais no artigo da Revista Forbes (em inglês) aqui.

IoT em Indústrias

Especialistas elencam neste ebook os aspectos que gestores de indústrias dos mais diversos setores devem considerar ao planejar e implementar um projeto de IoT. O material também destaca as oportunidades geradas por essa tecnologia que é destaque na transformação digital fabril. Baixe gratuitamente aqui.

Indústria 4.0 – Quatro personas de liderança em uma era de mudanças e incertezas

O estudo detalha quatro perfis de líderes da transformação digital na indústria, e que impacto estão causando em suas organizações. Conduzida pela consultoria Deloitte, a edição de 2019 ouviu 2.042 executivos em 19 países – sendo 125 brasileiros – para descobrir como estão progredindo e como estão alterando suas organizações. Faça o download gratuito aqui.

Veja outras trilhas:

Trilha de aprendizagem: segurança da informação na era da transformação digital

Trilha de aprendizagem: infraestrutura de TI e o trabalho do futuro