Trilha de aprendizagem: o que a oferta de serviços pode fazer pela experiência do cliente?

Mercado de serviços movimentou mais de R$ 40 bilhões no Brasil em 2019; demanda do negócio por atuação estratégia da TI é um dos motivadores dessa contratação


Como se diferenciar entre os concorrentes? Em um passado não tão distante, a resposta para essa pergunta poderia ser óbvia: ter um produto de qualidade ou oferecer um preço competitivo, por exemplo. Mas, na era dos serviços e de tecnologias cada vez mais sofisticadas, nem tudo é tão simples. Nesse contexto, entrou em evidência o conceito de experiência do cliente, que em sua essência contempla, entre outros aspectos, a excelência dos serviços oferecidos ao longo de todo o ciclo de relacionamento com a empresa.

Outro fator que estimula esse setor – segundo a IDC, o crescimento do mercado de serviços foi de 6,4% em 2019, na comparação com o ano anterior, faturando mais de R$ 40 bilhões no Brasil – é o chamado do negócio por uma atuação mais estratégia da TI. Ou seja, as áreas de tecnologias precisam sair dos bastidores e otimizar a gestão do dia a dia para criar valor ao negócio.

Nesta trilha de aprendizagem, reunimos alguns conceitos e práticas que não podem ser esquecidos na era dos serviços de TI.


1. Webinar: Serviços gerenciados – a TI precisa continuar

Se a TI já precisava lidar com tantas emergências no dia a dia, os desdobramentos da pandemia agravaram ainda mais essa condição. Então, os serviços gerenciados se tornaram uma saída para que os gestores possam se concentrar mais no core business da empresa.

O webinar, parte do plano intensivo “30 dias para garantir a continuidade do seu negócio”, promoveu um bate-papo entre o Customer Experience Manager da 2S, Bruno Dainese, e o Client Services Manager da Cisco, Luciano Correa, mediados pela jornalista e cofundadora da agência essense, Silva Paladino.

Assista o conteúdo completo aqui.


2. Reportagem “Mercado de serviços de TI faturou mais de R$ 40 bilhões em 2019”

Em 2019, o mercado de serviços de TI cresceu 6,4% em comparação a 2018 e faturou mais de R$ 40 bilhões somente no Brasil, de acordo com estudo da consultoria IDC. Melhoria da performance em nuvem, gerenciamento de cargas de trabalho em ambientes híbridos e controle de custos impulsionaram esse aumento.

Apesar da pandemia, o cenário para 2020 se mostra promissor e deve continuar crescendo. Ainda segundo a IDC, a expectativa é de destaque para as empresas de serviços ligados à segurança da informação, cloud, colaboração e virtualização de ambientes.

Leia a matéria completa neste link.


3. Artigo “Construindo a jornada e gerenciando a experiência de seu cliente (Customer Experience Management)”

Na era dos serviços, a experiência do cliente consiste, também, em entender a diferença entre aquilo que os clientes esperam e o que estão realmente recebendo.

Lançada em janeiro deste ano pela Cisco, a Webex Experience Management é uma solução 100% baseada na nuvem, com interações de inteligência artificial, que traz às empresas a percepção sobre toda a jornada do cliente e cria resultados positivos aos negócios.

Entenda mais sobre a solução neste link.


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